Krishna é o nome utilizado nas escrituras védicas para referir o Supremo.
Deus tem muitos nomes, e cada um descreve diferentes aspetos da Sua personalidade.
O nome Krishna significa “aquele que é plenamente atrativo”.
Indica o encanto e a beleza inigualáveis da Pessoa Suprema.
Estar consciente de Krishna significa compreender qual a nossa relação com Deus e atuar de acordo com ela. Nem sempre é fácil, pois a sociedade moderna leva-nos a estar cada vez mais absortos no nosso corpo, fazendo-nos depender cada vez mais de elementos alheios à nossa própria natureza para procurar o desfrute e a felicidade desejada. E assim a nossa natureza espiritual acaba por cair quase completamente em esquecimento.
No entanto, as escrituras védicas dizem-nos que mais do que seres humanos com uma experiência espiritual, somos seres espirituais com uma experiência humana. Poderia dizer-se que, tal como as gotas de chuva que caem puras e adotam as características do sítio onde caem, o ser originalmente tem uma consciência divina, mas ao entrar em contato com este mundo assume, identifica-se e apega-se a diferentes tipos de designações materiais alheias à sua natureza espiritual.
Os textos mais sublimes da tradição védica inspiram-nos a despertar essa natureza adormecida, e a experienciar essa crescente e interminável felicidade que sempre desejámos, a qual, em última instância, não depende de nenhum elemento material externo, porque é a própria natureza do nosso ser.
No Bhagavad-gita é recomendado o bhakti-yoga, devido à sua simplicidade e profundidade. Esta obra, considerada como um dos clássicos religioso-filosóficos mais importantes do mundo, por conter a essência das escrituras védicas, dedica grande parte do seu conteúdo a descrever o bhakti-yoga. Nesta descrição podemos apreciar e entender como este processo é completamente prático e aplicável à atualidade, pois não depende de todo do nosso género, nacionalidade, raça, posição social, etc.
A meta do bhakti-yoga é recuperar o nosso sentido natural de conexão (yoga) com o Supremo, através de servi-Lo com amor e devoção (bhakti). É um processo simples, que consiste na realização de atividades que propiciem a meditação nos nomes, nas formas, nas atividades e nas qualidades da Divindade, Krishna. Por outro lado é um processo muito poderoso, pois ao despertar e florescer o bhakti que habita no nosso interior, Krishna sente-se atraído e isso irá permitir-nos desenvolver a nossa relação pessoal única com Deus.
Estes mentores espirituais, bem como seus seguidores, apresentaram exaustivamente argumentos que dissipam o sentido de limitação mundana associado ao termo “PESSOA” quando nos referimos à Verdade Absoluta.