– George Harrison (Os Beatles)
Segundo os Vedas (os antigos textos sagrados da Índia antiga), o Yoga é o processo que permite entrar em contato com o Supremo.
Existem diferentes formas de Yoga, adaptadas às diferentes naturezas dos seres. Mas na sua forma mais elevada, o Yoga torna-se música, para nos elevar nesta experiência maravilhosa. Ele torna-se a expressão natural do coração, que abre a via da paz e da harmonia na qual aparece a verdadeira felicidade.
O que é um mantra?
Mantra é uma palavra em sânscrito que se pode dividir em duas partes:
man – pode traduzir-se como mente
tra – um dos principais significados é “instrumento”, embora nalgumas situações se relacione também ao termo trayate, que significa “libertação”
Podemos assim compreender que os mantras são “instrumentos” sonoros com os quais podemos trabalhar a nível mental, com o intuito de desenvolver certas atitudes positivas, tanto a nível psicológico como espiritual.
“O Canto de Hare Krishna é um tipo de meditação (…) a sua beleza real é a de que podes conectar com Deus” George Harrison
Porque cantamos o mantra Hare Krishna?
A mente pode ser comparada a um espelho, que quando está limpo e cristalino permite que percebamos a nossa verdadeira natureza. No entanto, a maioria das vezes esse espelho está cheio de coisas que impedem reconhecer a nossa verdadeira identidade, e nesses casos a mente torna-se a nossa pior inimiga.
O canto da mantra Hare Krishna é um dos métodos que os sábios e as escrituras védicas recomendam para que, sem perdermos a perspetiva dos nossos deveres sociais, familiares, etc, possamos compreender também a nossa natureza eterna e espiritual. E assim convertemos a mente na nossa maior amiga.
O que significa o mantra Hare Krishna e como pode ajudar-nos?
Krishna e Rama são termos utilizados nas escrituras védicas para se referir ao Absoluto:
Krishna – “aquele que é plenamente atrativo”
Rama – “A origem de todos os prazeres”
Hare invoca a energia divina de Deus.
Os sábios da tradição védica descreveram este canto como um pedido a Deus e Sua energia de que nos ajudem a compreendê-Lo e servi-Lo com amor e devoção. Além disso, inspiram-nos dizendo que, ao contrário de outros mantras, este não tem regras estritas para ser cantado, e qualquer pessoa pode beneficiar-se seja quais forem as circunstâncias. Apenas devemos procurar que a nossa mente se concentre no som, seja em forma de oração, mentalmente ou até como uma canção acompanhada de instrumentos musicais.
Segundo a tradição védica, no plano absoluto não há diferença entre a substância e o seu nome, e por isso tanto Deus como a sua energia divina não são diferentes dos seus diversos nomes e designações. Deste modo, quando dizemos Hare, a energia divina de Deus está presente perante nós, e ao cantar Krishna e Rama, “Aquele que é todo atrativo” e “A origem de todos os prazeres” dança na nossa língua.
Ao cantar o Maha-Mantra Hare Krishna desenvolvemos a capacidade de ultrapassar os estados de consciência sensorial, mental e intelectual, situando-nos num estado de consciência espiritual sempre crescente.